Temos dois tipos de mecanismos que controlam o consumo de alimentos, homeostático e hedônico.
O mecanismo homeostático é controlado por hormônios(insulina, grelina, leptina, etc..), tipos de alimentos, tempo de esvaziamento gástrico, considerados estímulos anorexígenos (parar de comer) e orexigenos (comer).
O mecanismo hedônico se relaciona com prazer/desprazer e é regulado pelo valor do reforço, que pode ser positivo ou negativo.
O valor de reforço está ligado a quantidade de esforço que o indivíduo estaria disposto a fazer para obter o alimento.
Sair para comprar doce na madrugada, é um valor de reforço positivo, você nunca sairia para comprar jiló, valor de reforço negativo.
Normalmente chocolate, bolacha, pastel, lanche e pizza, tem um valor de reforço positivo.
Alimentos que não agradaram por algum motivo, tem valor de reforço negativo.
Proibir o consumo de algum alimento que tem valor de reforço positivo, pode aumentar o valor de reforço deste, chegando ao ponto da pessoa não ter a capacidade de inibir o consumo do alimento.
Falando de forma mais simples, você ama comer doce, mas você acha que doce engorda, então faz uma dieta (esses desafios 30 dias da internet) que corta 100% os doces.
No início consegue inibir o estimulo hedônico por estar motivada a emagrecer, mas com o passar do tempo o valor de reforço positivo para os doces é tão grande que você não consegue mais inibi-lo, vai lá e come uma barra de chocolate.
No outro dia se sente frustrada por ter comido doce, que na sua cabeça faz engordar, parece que o objetivo de emagrecer está cada vez mais longe.
Esses estímulos vão acontecendo ao longo do tempo, e cada vez que acontecem, a desmotivação é maior, podendo chegar a desistência do objetivo inicial.
O que fazer ? Continua no próximo post.
Comments