Continuação do post 1.
1- Entender que nenhum alimento engorda individualmente, isso ajuda não se frustar quando ingere alimentos que não fazem parte de um cardápio usual de dieta.
2- Planejar a inclusão destes alimentos dentro do contexto da sua dieta (você pode fazer isso diariamente).
O planejamento diminui a percepção negativa de não estar “seguindo” a dieta, pois se foi planejado faz parte da sua dieta, deixando você mais próxima de seu objetivo.
Diferente do desvio não planejado que desmotiva e frustra, passando a sensação de que o objetivo está cada vez mais distante.
3- Incluir alimentos que gosta na sua dieta, dessa forma o valor de reforço positivo diminui, chamamos isso de dessensibilização. Vale para reforço positivo ou negativo.
A primeira vez que come strogonofe é muito gostoso, mas se passa a comer strogonofe todo dia, você começa a nem ligar para strogonofe.
4- Entender que é normal desvios hedônicos acontecerem. Quando ocorrer, continuar a dieta normalmente no outro dia. Não se frustrar e desanimar do objetivo.
5-Trabalhar em conjunto com a regulação homeostática. Pensar em alimentos que te dão mais saciedade, maior tempo de
esvaziamento gástrico, etc...
Por exemplo você vai em um churrasco ao invés de começar comendo pão com linguiça, comece por um bom prato de salada, isto vai ajudar no controle da fome hedônica.
Todos estes temas são muito complexos, é impossível ensinar em uma consulta de 1 hora tudo que a pessoa precisa saber sobre emagrecimento.
Commenti