- Após uma cirurgia pode haver aumento do processo inflamatório e do stress oxidativo, para isso podemos usar substâncias presentes nos alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias como; alicina presente no alho, o gingerol do gengibre, o licopeno do tomate, o sulforafano do brócolis, o cinamaldeído da canela, o resveraltrol da uva e as catequinas do chá-verde.
- A proteína é um nutriente construtor fundamental para recuperação do tecido lesionado, temos que ter um consumo adequado após a cirurgia, de proteínas de alto valor biológico proveniente de carne, peixe, frango e ovos.
- Evitar alimentos processados e de difícil digestão, pois o sistema gastrointestinal fica prejudicado pelo alto consumo de remédios após uma cirurgia. Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, são usados deixando o fígado também sobrecarregado, como estratégia chá de boldo ou o uso de silimarina pode ser interessante.
- Os antibióticos usados podem causar efeitos negativos na flora intestinal, sendo interessante o uso de prebióticos contidos por exemplo na chicória e o uso de probióticos contidos por exemplo no Kefir.
- E por último o consumo de linhaça e de peixes de água fria são bem vindos, por apresentarem altos níveis de Omega-3, podendo ajudar no sistema imune e anti-inflamatório.
Lembrando que cada caso é um caso, estou passando uma visão geral, a individualidade biológica de cada um deve ser respeitada, cada tipo de cirurgia pode exigir um tipo de cuidado. Consulte sempre um profissional.